Entendendo WebSpeed

Pessoal muita gente que está iniciando no mundo Progress me pergunta o que é o WebSpeed, nesse artigo vou tentar explicar o básico do funcionamento para que todos entendam, se tiverem qualquer sugestão favor postar nos comentários.

Primeiramente vamos ser um pouco teóricos.

WebSpeed é a ferramenta criada pela Progress para dispor o recurso de programar para web usando Progress.

Como isso funciona ?

Simples Linguagem Progress interagindo com Html, xml, css, javascript e todas as outras linguagens web.

Quem sabe programar em progress aprende a programar em webspeed rapidamente, a linguagem é basicamente a mesma, muda poucos comandos, só temos que ficar atentos e lembrar sempre que estaremos desenvolvendo um programa que roda no servidor enviando dados para o cliente, bem diferente do Progress normal.

Mas por outro lado aumenta a performance da aplicação, pois imagine que a parte pesada vai rodar no servidor.

Temos que tomar cuidado pois apesar das facilidades temos diferentes comportamentos dependendo do navegador, tudo tem que ser bem pensado.

Alem disso temos um timeout em aplicações web, por isso cuidado com grandes relatórios.

Para quem quiser brincar um pouco segue um exemplo bem simples pra vocês poderem entender uma das maneiras de se programar WebSpeed

Exemplo WebSpeed

Abraços e até o próximo artigo.

FDantas

Formado pela FPJ (Faculdade Politecnica de Jundiai), atualmente atuando como analista de sistemas. Trabalha há mais de 10 anos com analise, desenvolvimento e customização de sistemas desenvolvidos em Progress 4GL como Magnus, EMS e HCM. Atua também com desenvolvimento web, utilizando a ferramenta WebSpeed.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *