Abelhas: Descoberta Impressionante

Pessoal quem aqui nunca ouviu falar de um dos mais clássicos problemas matemáticos ? O problema do Caixeiro-viajante ?

Para quem nao conhece esse é o problema de se calcular a menor/melhor rota a ser feita entre diversos pontos. Cientistas descobriram recentemente que as abelhas conseguem resolver o problema rapidamente, enquanto supercomputadores levam dias.

Vejam trecho da reportagem:

Chittka e seus colegas usaram flores artificiais controladas pelo computador para verificar se as abelhas iriam seguir uma rota definida pela ordem em que elas descobriram as flores ou se iriam procurar a rota mais curta.

Eles se espantaram ao ver que, depois de explorar a localização das diversas flores, as abelhas aprenderam rapidamente a fazer o percurso mais curto possível. A parte mais difícil da pesquisa foi ficar esperando o computador calcular o menor caminho possível, para checar se as abelhas estavam certas.

A descoberta tem uma ampla gama de aplicações – da entrega de pacotes de dados na Internet e de pacotes reais pelos Correios, até a eliminação de engarrafamentos nas cidades, apenas para citar alguns.

E, compreendendo como as abelhas podem resolver um problema que para os humanos se tornou um dilema, mesmo tendo um cérebro tão pequeno, poderemos melhorar nossas capacidades de administração de nossas necessidades diárias sem depender de computadores superpoderosos o tempo todo.

FDantas

Formado pela FPJ (Faculdade Politecnica de Jundiai), atualmente atuando como analista de sistemas. Trabalha há mais de 10 anos com analise, desenvolvimento e customização de sistemas desenvolvidos em Progress 4GL como Magnus, EMS e HCM. Atua também com desenvolvimento web, utilizando a ferramenta WebSpeed.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *