Carreira – Dicas para um novo Emprego

jobssp

Publicações. Faça a assinatura de uma a três publicações ligadas a indústria na qual pretende atuar: valem blogs, revistas ou jornais especializados. Preferencialmente, procure ao menos uma publicação estrangeira, que possa dar um panorama do mercado no exterior também. Se a assinatura for digital, opte por receber atualizações diárias ou semanais para ficar atualizado das últimas tendências.

Habilidades. Com novas tecnologias surgindo todos os dias, é difícil estar atualizado das novidades. Por isso, dedique-se, no primeiro mês do ano, a aprender uma nova habilidade.

Currículo. Aproveite esse período do ano mais morno para dar uma turbinada no seu currículo. Pare para refletir sobre suas conquistas de 2013 e veja o que vale ser incluído ou retirado do currículo. Procure também redigi-lo com uma formatação mais moderna. Certifique-se de que o documento esteja sempre atualizado, porque você nunca sabe quando pode esbarrar com alguém que pode te oferecer um emprego. Preferencialmente, mantenha sempre uma cópia do currículo atualizado em seu e-mail, para que possa encaminhá-lo facilmente.

Entrevista. Pratique para possíveis futuras entrevistas. Vale contratar um coach que possa auxilá-lo no processo ou treinar com alguém da família ou com algum amigo. Peça para que a pessoa faça perguntas que podem aparecer na entrevista e ensaie as suas respostas. E peça que o seu “entrevistador” diga como você foi, para que você possa melhorar antes da entrevista para valer.

Emprego. Mande seu currículo para cinco novas vagas a cada semana. Estabeleça isso como meta e use as redes sociais, classificados de jornais e anúncios em locais como universidades para encontrar cinco vagas interessantes por semana. Adeque o seu currículo a cada uma das posições. Cadastrando-se para mais oportunidades, você terá mais chances de descolar uma entrevista. Mas lembre-se: o desafio é encontrar vagas com as quais você se identifica e para as quais tem perfil. Não vale mandar o currículo para qualquer oportunidade que aparecer.

Busca. Uma ótima dica para encontrar vagas é utilizar aplicativos para celular. Como exemplo citamos o App Last Jobs que busca as mais recentes vagas e é atualizado em tempo real, atualmente disponível para celulares Android, o App possui versões para várias cidades, caso não encontre sua região é só solicitar ao desenvolvedor para que ele desenvolva.

Veja outros Apps em: https://play.google.com/store/apps/developer?id=4Each+Softwares

FDantas

Formado pela FPJ (Faculdade Politecnica de Jundiai), atualmente atuando como analista de sistemas. Trabalha há mais de 10 anos com analise, desenvolvimento e customização de sistemas desenvolvidos em Progress 4GL como Magnus, EMS e HCM. Atua também com desenvolvimento web, utilizando a ferramenta WebSpeed.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *