Ônibus, metrô e trem do Rio de Janeiro passam a aceitar pagamento via celular

Desde a última segunda-feira (5), os moradores do Rio de Janeiro já podem pagar as passagens de ônibus, metrô e trem usando o próprio smartphone. Para isso, basta baixar um aplicativo e aproximar o celular da catraca. Assim, o recurso dispensa a necessidade dos bilhetes físicos.

Foto: Divulgação

Por enquanto, a novidade só está disponível para os usuários de Android. Mas, para ter acesso a ela, é necessário que o aparelho possua a tecnologia NFC, essencial para o pagamento por aproximação.

A transação é realizada pelo app Cartão Digital + Valida Mais. Nele, é possível criar um Cartão Digital Riocard Mais para pagar as passagens via NFC. Depois, o usuário só precisa colocar crédito no bilhete eletrônico, acionar o recurso e aproximar o celular do validador para fazer o pagamento. Não é necessário estar conectado à internet.

O serviço já está disponível em ônibus municipais e intermunicipais, metrô, BRT, barca, trens e vans legalizadas. Ainda assim, nem todos os validadores são compatíveis com o novo recurso. É possível acompanhar quais são eles por meio do site https://aceitocartaodigital.riocardmais.com.br/.

Até agora, 86% dos validadores do metrô já oferecem suporte ao pagamento via celular. Nos trens, esse índice é de 94%. Já no caso dos ônibus, varia de acordo com cada empresa. Ainda não é possível fazer as integrações entre os diferentes tipos de transporte.

Por enquanto, o chamado Cartão Digital funciona apenas como o cartão Expresso, que é alimentado pelo próprio usuário – diferentemente do Vale Transporte, cujos créditos são colocados pelo próprio empregador. Mas, com a substituição gradativa dos validadores, é possível que, em breve, o recurso seja ampliado.

Como usar?

  1. Vá até a Play Store e baixe gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais;
  2. Faça o seu cadastro. Quem já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;
  3. Em seguida, será necessário definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem;
  4. Solicite a criação do Cartão Digital;
  5. Após realizar o procedimento, você deverá recarregar o novo passe. O pagamento pode ser realizado através de cartões de débito ou crédito e via Pix;
  6. Ao pegar um ônibus, metrô ou trem, por exemplo, basta clicar em “Pagar passagem”, digitar a senha e aproximar o celular do validador.

Fonte: Extra

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *