Dicas de OBS Studio – Evitando travamento no GamePlay

Existem muitos programas para capturar e gravar o que acontece na tela do computador. Até algumas ferramentas para criar GIFs ou mostrar o que acontece no terminal. Mas se houver um programa completo com opções avançadas para profissionais, o OBS Studio.

OBS Studio é um programa completo de gravação e streaming de vídeo.

Ele é ideal tanto para gravar tudo que acontece na tela de cursos, tutoriais, fazer upload para plataformas como o YouTube, ou também transmitir o que você faz ao vivo.

O software OBS Studio é de código aberto e gratuito. Um programa completo de streaming de software e captura de vídeo disponível para várias plataformas. É o usado por alguns youtubers, professores ou aqueles que fazem transmissões ao vivo no Twitch.

Um software profissional muito completo e totalmente gratuito, com uma versão compatível com Linux como você já sabe.

O que é OBS Studio?

O OBS Studio (Open Broadcaster Software) é uma ferramenta de gravação e transmissão de vídeos para a internet. Ele funciona em código aberto, o que significa que é totalmente gratuito.

O software trabalha como um intermediário entre a captura de imagens no seu equipamento para as plataformas de streaming. Ou seja, do computador, celular, tablet, para a Twitch e Facebook, por exemplo.

Para alguns esse nome pode soar estranho, mas esse aplicativo ou software já é bastante querido entre produtores de conteúdo, principalmente para quem está começando e ainda não tem tanta grana para investir em recursos de áudio e vídeo.

Estamos falando de uma potente ferramenta gratuita (a parte boa) que auxilia produtores de conteúdo ao vivo a realizar lives. Ou seja, através do OBS Studio, você consegue oferecer para sua audiência um conteúdo inteiramente profissional sem gastar nada por isso.

Com o OBS Studio você pode gravar sua tela com a transmissão ao vivo e lançar ela em um streaming da sua preferência. Entendeu?

Até porque investir em recursos que ampliem a qualidade do seu material de vídeo, se torna um atrativo a mais e pode atrair ainda mais audiência para o seu canal.

Normalmente quem costuma usar o OBS studio são pessoas que não possuem ainda tanta experiência com produção audiovisual, já que o software é super fácil de usar, bastante intuitivo e possui Filtros, possibilita a captura de áudio e vídeo, além diferentes fontes e tantos outros recursos que podem deixar sua live ainda mais interessante.

Quais são as principais ferramentas do OBS Studio?

O OBS Studio tem seis funções principais, que ajudam a entender toda a funcionalidade do programa. Elas são:

  • cenas: nessa parte, é possível dividir o cenário que você vai gravar. É muito utilizada por quem trabalha com duas câmeras para gravação, buscando trazer mais versatilidade para o vídeo. Com essa funcionalidade, você não precisa mexer nas configurações toda vez que quiser mudar de ângulo;
  • tela de visualização: como o próprio nome diz, a tela é feita para visualizar as cenas e acompanhar a transmissão;
  • fontes: com essa ferramenta, é possível organizar as principais fontes que vão capturar o vídeo, como câmeras, imagens, janelas etc. Essa função é essencial para streamers de conteúdo, que estão sempre com várias abas abertas;
  • mixer: é o controlador de volume da transmissão e ajuda a eliminar possíveis ruídos. Nele, você consegue aumentar ou diminuir o som e até mesmo editar o áudio para deixá-lo silencioso durante a gravação;
  • barra de menus: nela, é possível aplicar filtros, alterar configurações, acessar o diretório de vídeos e obter suporte da plataforma;
  • controles e transições: essa funcionalidade conta com características mais técnicas, como a possibilidade de transmitir e gravar em simultâneo. É uma das grandes vantagens do software.

Como evitar travamentos

Para evitar travamentos pessoal assistam esse video

 

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.