Tencent usará reconhecimento facial para que menores não joguem de noite

A Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China e distribuidora de vários games no país, está usando uma tecnologia de reconhecimento facial para monitorar e barrar menores de idade durante a noite. A estratégia, batizada de “patrulha da meia-noite”, tem como objetivo impedir que as crianças fiquem jogando no celular entre as 22h e as 8h. Somente os adultos terão acesso aos aplicativos da empresa. A medida também vai colaborar com o toque de recolher que o governo chinês impôs em 2019 aos menores de idade.

Tencent vai aplicar medida restritiva no tempo que jovens gastam em games

Jovem jogando no computador. Foto: Unplash

O toque de recolher chinês também impõe um limite de tempo de jogo para 90 minutos em dias úteis. Além disso, as crianças poderão jogar por três horas durante os finais de semana ou feriados. Há também uma restrição para gastos mensais em microtransações. Os jogadores de 8 a 16 anos podem gastar até 200 yuans (R$ 161), e jovens de 16 a 18 anos têm 400 yuans (R$ 323) liberados.

A Tencent exige que os jogadores façam registros com documentos ligados a uma base de dados nacional. Apesar disso, muitos menores de idade estavam burlando o sistema e utilizando informações de adultos. Com a nova medida restritiva, a companhia vai exigir que o usuário conceda acesso à câmera do computador ou do celular. Em seguida, a imagem disponibilizada vai cruzar em tempo real com a foto do documento cadastrado. A tecnologia de reconhecimento facial está em testes desde abril para verificar as idades e, desde então, rodou em 60 jogos da Tencent.

Tencent não infringe nenhuma lei ao usar reconhecimento facial

A Tencent é responsável por distribuir dezenas de jogos populares na China, como League of Legends, Call of Duty Online, Arena of Valor, entre outros. Nem todos contam com o recurso de vigilância, que será “liberado gradualmente”, segundo um comunicado.

Em junho, a companhia disse que, em média, 5,8 milhões de usuários por dia precisaram mostrar o rosto durante o login. A Tencent já bloqueou mais de 90% dos que rejeitaram ou falharam na verificação facial. Agora, os usuários menores de idade são barrados dos jogos sempre que excederem o período máximo de tempo. A regra também se aplica aos que tentarem jogar durante o “toque de recolher”. A Tencent afirmou ainda que usuários adultos poderão pedir uma nova leitura facial caso recebam o bloqueio indevidamente.

A China utiliza amplamente a tecnologia de reconhecimento facial. Por esse motivo, recebe várias críticas por especialistas ao redor do mundo, principalmente no contexto do poder público. Enquanto isso, no Brasil, as informações biométricas são consideradas sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *