Você deve atualizar o seu Windows agora. Saiba o motivo!

Na última terça-feira (6), a Microsoft lançou uma atualização para corrigir uma falha grave no Windows. Chamada de PrintNightmare, ela afeta versões do Windows 10 e os antecessores 8.1 e 7. Por isso, a recomendação é de que todos atualizem o sistema operacional o quanto antes.

Foto: Windows/Unsplash

A falha está relacionada ao spooler de impressão do Windows – usado na troca de dados com impressoras. Ela permite que o código malicioso seja executado para controlar completamente o computador da vítima de modo remoto.

O spooler pode ser usado, por exemplo, para instalar programas indevidos no dispositivo, ter acesso a dados pessoais do usuário, fazer modificações em arquivos e pastas e até mesmo criar novas contas – tudo isso sem que a vítima tenha controle.

Urgência da atualização do Windows

A urgência da atualização é porque a brecha acabou sendo divulgada publicamente pela Microsoft antes de ela estar ciente deste problema. Isso porque uma outra falha parecida também tinha acontecido no spooler de impressão do Windows e já havia sido corrigida.

Como o problema parecia estar resolvido, os especialistas da Sangfor decidiram publicar uma prova de conceito de viabilidade do ataque – com informações e código para a sua exploração – no GitHub, um repositório de código.

Com as amostras liberadas, todos os recursos necessários para uma falha zero-day acabaram sendo divulgados. Por isso, a Microsoft teve que correr para criar um patch com a correção.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *