China testa aeronave que viaja o mundo em uma hora

A China está testando um novo modelo de aeronave capaz de atingir seis vezes a velocidade do som. Chamado de Starry Sky-2, o veículo tornará possível viajar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora. Os primeiros testes foram realizados na última sexta-feira em um local não revelado no noroeste chinês, conforme divulgado nesta semana pela Academia Chinesa de Aerodinâmica Aeroespacial.

Foto: Reprodução

O projeto está sendo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais – responsáveis pelas missões espaciais chinesas em Marte e na Lua. Segundo o cronograma, a Starry Sky-2 poderá começar as operações em 2035 e levar dez pessoas a bordo. Dez anos depois, em 2045, a expectativa é transportar até cem passageiros.​

Os novos detalhes do projeto indicam que a aeronave terá cerca de 45 metros – um terço a mais de comprimento que o convencional Boeing 737-700. Ela também terá asas em delta, similares ao avião comercial supersônico de passageiros, Concorde. A diferença, no entanto, são as pontas para cima. Além disso, a Starry Sky-2 terá dois motores montados na parte superior de fuselagem.

Os chineses têm testado modelos aerodinâmicos no espaço para avaliar o seu desempenho em altas altitudes. Os testes são necessários devido aos desafios impostos pela velocidade hipersônica – pelo menos cinco vezes superior a velocidade do som. Nos experimentos com a Starry Sky-2, foram notadas áreas suscetíveis a receber picos repentinos de calor e pressão. Por isso, ela precisará de uma proteção extra, já que atinge velocidades de cerca de 7.300 km/h. Um avião a jato comercial, por exemplo, pode alcançar 900 km/h.

Fonte: Folha de S. Paulo

E aí? O que achou da novidade? Para onde você iria de avião em apenas um hora? Conta pra gente pelos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *