Com a alta no preço da gasolina, motoristas da Uber escolhem viagens mais lucrativas

Se você é um usuário da Uber, deve ter notado que o tempo de espera para uma corrida aumentou muito. Segundo uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, isso tem acontecido porque os motoristas estão escolhendo viagens mais lucrativas devido ao aumento do preço dos combustíveis.

Foto: Freepik

No último dia 5, a Petrobras anunciou uma alta da gasolina e do diesel, que ficaram 6% e 3,7% mais caros, respectivamente, nas refinarias. Os reajustes nos valores aconteceram meses depois do aumento do preço do barril de petróleo.

“Os motoristas estão selecionando corridas em que consigam obter algum lucro e se negando a realizar corridas da categoria Uber Promo”, disse o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), Eduardo Lima, ao Estadão.

Para Eduardo, outro motivo é o valor das tarifas pagas pelos clientes e repassadas aos motoristas. A demanda de passageiros não tem suprido os gastos com as viagens. “Existem corridas que o valor recebido não paga um litro de combustível. O veículo se danifica, o motorista se desgasta, então eles estão fazendo essa seleção”, explicou.

Questionada pela reportagem, a Uber informou que os lucros dos motoristas variam muito e que parceiros são livres para escolher quais dias e horários dirigir. Além disso, a empresa afirmou que as tarifas repassadas aos condutores são definidas “tendo em vista o equilíbrio entre oferta e demanda”.

A plataforma ainda associou o aumento no tempo de espera das corridas à alta procura por viagens, causada pelo avanço da campanha de vacinação contra a COVID-19 e pela reabertura das atividades comerciais.

Fonte: O Estado de S. Paulo

E, você? O que acha sobre isso? Conta pra gente pelos comentários!

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *